Estacionar, Circular e Viver Melhor
no Concelho de Loures

Ainda se lembra como era o estacionamento antes dos parquímetros?

Ainda se lembra como era o estacionamento antes dos parquímetros?


Talvez a maioria das pessoas já não se recorde, algumas porque eram demasiado jovens, outras porque não fixaram na memória essa situação. Em boa verdade, o estacionamento sem regulação que existia há alguns anos era pouco menos que caótico.

Entre diversas situações que eram quotidianas, sobretudo em determinadas localidades do concelho de Loures – como Moscavide ou Sacavém -, havia algumas que eram frequentes e tornavam o estacionamento anárquico e, nalguns casos, impossível.

Situações frequentes no dia-a-dia:


1. Carros abandonados e que permaneciam a ocupar lugares de estacionamento durante meses;
2. Veículos que eram parqueados de manhã e só saiam ao final do dia;
3. Pessoas horas à espera que um lugar vagasse para poderem estacionar;
4. Clientes sem acesso a estacionamento perto dos estabelecimentos comerciais locais.


Como o estacionamento regulado terminou com estas situações?


A resposta é simples. Ao ser tarifado e fiscalizado, o estacionamento passou a ser muito mais efémero. Quer isto dizer que diminui substancialmente o número de condutores a parquear o carro no mesmo lugar durante muito tempo. Terminaram também os casos de abandonos de automóveis – também graças à evolução da legislação -, que agora são rebocados e libertam os lugares para novo parqueamento.

Também os locais perto dos estabelecimentos comerciais dispõem agora de maior disponibilidade, o que permite um maior afluxo de clientes e, consequentemente, um maior retorno para a economia local.


Munícipes que solicitam a intervenção da Loures Parque


Nalgumas localidades do concelho – como os Jardins do Cristo-Rei, na Portela -, foram os próprios moradores quem solicitou a instalação de parquímetros e a intervenção da Loures Parque. Tudo porque a situação estava a aproximar-se da descrita no início deste artigo e os moradores tinham muita dificuldade em encontrar lugares de estacionamento.

Nesse sentido, após a introdução dos parquímetros naquela localidade, o parqueamento tornou-se muito mais fluído e fácil. A população vai reconhecendo, aos poucos, a utilidade e importância da regulação do estacionamento no município. Um serviço que começou por causar anticorpos, mas que hoje grande parte da população já reconhece como essencial. 

LOURES PARQUE
Empresa Municipal de Estacionamento, E.M.

Avenida Dr. Ant.º Carvalho Figueiredo, 28 A, 2670-405 Loures
Tel.:  219 821 781
E-mail:  louresparque@louresparque.pt
Email para Contraordenações, Sugestões ou Reclamações: contraordenacoes@louresparque.pt
Email para Assuntos Gerais: louresparque@louresparque.pt

Livro de Reclamações e Elogios

 

© Copyright - LouresParque by Thesign