Estacionar, Circular e Viver Melhor
no Concelho de Loures

Melhor gestão do estacionamento

Melhor gestão do estacionamento

A Câmara Municipal de Loures e a empresa municipal Loures Parque realizaram, dia 25 de maio, uma conferência de imprensa para transmitir as alterações à gestão do estacionamento no concelho. Entre as principais novidades está a criação de mais estacionamento gratuito – cerca de 500 novos lugares –, redução de horários e de tarifas. As medidas agora apresentadas, que refletem mudanças na gestão do estacionamento em Loures, Portela, Moscavide, Sacavém e Prior Velho, visam ordenar o estacionamento público, permitir maior rotatividade de parqueamento, mas, ao mesmo tempo, manter a sustentabilidade económica da empresa. As alterações aos regulamentos da empresa municipal englobam ainda isenção para pessoas com mobilidade reduzida (com dístico emitido por entidade competente) e maiores facilidades de pagamento, nomeadamente através da compra de tickets, vulgarmente conhecidos por Raspadinhas, ou por intermédio do MEO Parking (pagamento por telemóvel). Política de proximidade De acordo com Tiago Matias, vereador da Câmara Municipal de Loures, estas mudanças “traduzem uma nova política em relação ao estacionamento no concelho, com ações de proximidade e de abertura, bem como de diálogo com a população e outros intervenientes”. 

Tiago Matias afirmou ainda que “este executivo municipal quer mudar a relação com as pessoas”, acabando com o ‘espetro’ da “caça à multa”.

Já Nuno Abreu, presidente do conselho de administração da Loures Parque, destacou o facto da discussão em torno destas medidas ter durado cerca de um ano, envolvendo população, comerciantes e juntas de freguesia, salientando que “as soluções encontradas ajustam-se às especificidades de cada zona, já que o concelho tem realidades muito diferentes”. O responsável enfatizou ainda a pedagogia que está a ser implementada junto dos trabalhadores da empresa, que se traduziu, em pouco menos de um ano, na redução de 29% de autos e 45% de bloqueios. No mesmo período de tempo, o uso de parquímetros aumentou 5 por cento. Estas medidas, em vigor a partir de 1 de junho, são o culminar do debate público que a Câmara Municipal de Loures e a Loures Parque promoveram com as juntas de freguesia, associações de comerciantes e a população e que permitiu recolher sugestões para uma melhor gestão do estacionamento.

LOURES PARQUE
Empresa Municipal de Estacionamento, E.M.

Avenida Dr. Ant.º Carvalho Figueiredo, 28 A, 2670-405 Loures
Tel.:  219 821 781
E-mail:  louresparque@louresparque.pt

 

 

© Copyright - LouresParque by Thesign